O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um instrumento de transformação da sociedade. Expressa a vontade coletiva dos trabalhadores e defende em seu programa um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil. Com o entendimento de que o capitalismo é sinônimo de crise, exploração e violência, propõe como alternativa a construção de uma ação política consciente e organizada, tendo como desígnio uma nova sociedade, digna, justa, socialista.
O partido guia-se pela teoria marxista-leninista, adota como princípio o centralismo-democrático e organiza sua militância para a luta social e para a política transformadora. Seus militantes concentram-se em Organismos de Base (OBs), distribuídos em categorias (trabalho, moradia, estudo), onde o partido tem militância. Atuam em diversas frentes, como sindical, mulheres, juventude, negros, comunitário, cultural, esportivo, comunicação, LGBT’s, meio ambiente, paz mundial, entre outras.
Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o mais antigo do país em atividade. Passou por um processo de reorganização em 1962, adotando a sigla PCdoB, e, atualmente, busca constituir uma Frente Ampla, pela retomada da democracia e contra os retrocessos nos direitos dos grupos sociais historicamente oprimidos.